segunda-feira, 16 de junho de 2008

Dona Felicidade

"Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a procura da felicidade." Parte da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América

Por favor, vamos nos focar na ultima parte do parágrafo: "... a procura da felicidade.". Bom, pelo que eu pesquisei, foram várias pessoas que escreveram a declaração. Sabendo disso, eu me pergunto: será que elas chegaram a um consenso de que a felicidade deveria ser procurada? Será que chegaram a conclusão de que o "simples" fato de termos nascido e passado a fazer parte desse circo todo não seria motivo de felicidade? Será que a felicidade está tão distante de nossas realidades que precisa ser buscada? Pensado isso, me encontro numa outra indagação, o que é felicidade? Lógico que é muito relativo, varia de ser humano pra ser humano. Mas, será que existe algo de que todos realmente precisem para ser feliz? O mito de casar, ter 2 filhos, uma casa na cidade e outra na praia e uma boa aposentadoria ser sinônimo de felicidade já foi desfeito a muito tempo. Pra mim, felicidade pode estar num picolé de 1 real se ele vier acompanhado de uma boa compahia. Deglutido isso, voltamos a questão da "procura".Pensa comigo, a declaração foi feita em 1776 ou seja, a 232 anos atrás. Ao que parece, a busca não é de hoje né? E, dependendo do que se faz nesse meio tempo entre se tocar de que precisa procurar a tal dona felicidade e encontra-la, isso pode ser bem estressante. Acho que resignar-se não é a solução. Talvez os caçadores estejam certos, ou não. Vacilo nesse pensamento louco e incansável que me atormenta. Não tenho muita certeza disso. Aliás, não tenho certeza de nada. Só sei que ao olhar ao meu redor, meus tudo's e meus nada's, percebo que não preciso de mais nada para ser feliz. Percebo que minha busca pela felicidade se tornou uma caminhada agradável onde ela, a felicidade, e eu, acordamos que iríamos ficar juntos para sempre. Aos nossos trancos e barrancos, vamos que vamos.


5 comentários:

Thiago =) disse...

"percebo que não preciso de mais nada para ser feliz"
posso concluir com isso que sua vida está completa, perfeita?
foi o que pareceu :)

Eu já penso diferente.. eu não tenho tudo que preciso, e digo que nem quero ter.
Pq se isso um dia acontecer, minha vida ficará sem graça, insossa ;~~
Viver, ter saúde, bons amigos, são sim motivos para ser feliz. Mas só isso?
Pra mim não. Eu quero sempre mais =]
e enquanto puder, vou procurar esse algo mais.
Pq acho que é esse 'algo mais' que faz a diferença ;)
Então, acho certo essa 'busca pela felicidade', pq se nada nesse mundo vem de graça pra nós, pq essa senhora viria? ;)

beijos, 'gatinha' haushuasha ;*

Anônimo disse...

Suuu, minha pequena, cada vez que leio seus textos, mais me apaixono *-*
te amo minha anãzinha

Duh

Anônimo disse...

Eu concordo contigo...
Concordo plenamente.
muitas pessoas buscam a felicidade de uma forma errada,e passam tanto tempo "bucando" ela, que esquece de ser feliz.
Parabéns pelos textos suh, vou vir mais vezes aqui

Bjo
Luh

Anônimo disse...

Amei.
Sério Suelen, eu amei o texto!
Parabéns, amor.

Beijos

Thiago =) disse...

É diferente ser feliz com o que tem de não precisar de mais nada.
E acho que essa história de que 'tenho tudo o que preciso' é papo de perdedor ;~~ Pq se caso algum dia vc não consiga algo que gostaria, talvez vc tente se consolar com a idéia de que já tem tudo que precisa :D

Bom, eu espero sempre precisar de algo mais, pq assim terei objetivos, terei o que conquistar.
Pq é isso que me motiva a viver ^^

E qto a capacidade de perceber o que lhe faz feliz, acho que todos tem sim. O problema está msm na forma e onde 'buscar'. Agora ficar de braços cruzados não adianta.
Se ela está do seu lado, vc terá que virar e olhar pro lado, o que não deixará de ser uma procura ^^ E se no fim vc achar que não conseguiu encontrá-la, pelo menos vc tentou, não ficou acomodado achando que ela vem do nada :)

Mas cada cabeça é uma sentença, e é bom as opiniões divergirem (:


E eu não falei demais, posso falar bem mais :D ahushaushuashuahsua

beijos gatinha que não gosta de ser chamada de gatinha ;)