sexta-feira, 9 de maio de 2008

Pé na cova.

Confesso que ao me deparar com um velho de 78/79 anos, despenteado,com a barba "a fazer", camisa aberta, calça caindo (estava uns 5 dedos larga), gravata no pescoço (não na camisa, no pescoço mesmo), me assustei. Me deu uma vontade imensa de rir, mas ao mesmo tempo eu senti uma dor muito grande, quando percebi aquelas costelas aparecendo,aquelas pernas que já não se move mais com facilidade,aquele olhar de "cuida de mim", aquela necessidade de carinho... A dor aumentou quando me dei conta de que eu não passei o tempo que poderia ter passado com meu avô. Quase derramei a primeira lágrima quando ele me pediu um abraço. Seus braços me envolveram de uma forma cansada, mas ao mesmo tempo, forte o suficiente para eu perceber que - apesar de tudo - ele me amava. Ma seu tinha que ser forte, não podia chorar, não na frente de meus avós,não enquanto minha avó brigava com ele e mandava ele me soltar dizendo que eu não gostava de abraços. Realmente não gosto, mas quando será a próxima vez que eu o abraçarei?! Talvez nunca! Aquela era a minha oportunidade, e eu a aproveitei da melhor forma que pude...Ele já estava ali, na minha frente, com "o pé na cova" - em seus últimos anos, meses ou talvez dias de vida...E eu, ao invés de ter aproveitado mais sua saúde, passei a maior parte do tempo recordando do meu outro avô - aquele que já não se encontra mais no nosso meio.Aí então que eu aprendi o que significa "TEMPO".. O tempo passa de pressa para uma adolescente de 17 anos, que ainda tem - ou deveria ter - uma longa vida pela frente. Mas e para um velho de quase 80 anos?! Ela passa mais rápido ainda... A vida está no fim, "aproveite o hoje porque o amanhã não sei se aguentará chegar"; ontem, hoje e de repente, amanhã! Tudo tão rápido, tudo tão "sem sentimento"...

Se isso mudará totalmente minha forma de pensar?! talvez.Se eu começarei a visitar meu avô todos os dias, passar horas e mais horas ao seu lado?! não sei, provavelmente amanhã já terei esquecido disso tudo, e acredite, isso é o que mais me dói...

2 comentários:

FredericoVilela disse...

isso é peso na consiencia?
o que importa é se tu gosta de ficar junto dele uai... =]

Fran, disse...

Cara, cada texto seu q eu leio me surpreendo mais. gosto do teu jeito introspectivo de pensar e escrever...

E sobre o tempo, avós.. ou coisas assim, eu acredito que não importaa idade mas todos nós devemos aproveitar cada dia, afinal amanha já é outro >< *q nada a ver :B*